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FORMACAO DE RECURSOS HUMANOS []
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Id:357 - (891)
Autor:Paiva, Carlos Henrique Assunção.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Izabel dos Santos e a formação dos trabalhadores da saúde^ipt / Izabel dos Santos and the training of the health workers
Fonte:Ciênc. saúde coletiva;20(6):1785-1793, 2015. .
Resumo:Este artigo aborda a trajetória de Izabel dos Santos (1927-2010) como uma forma de discutir as conexões entre agendas e escolas sanitárias no Brasil contemporâneo. Dá destaque à sua formação e suas atividades no Serviço Especial de Saúde Pública (SESP), na Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e na formula-ção e implementação de programas nacionais de formação de recursos humanos em saúde desde o final dos anos 1970. Ressalta o papel central de Izabel dos Santos na formulação e implementação das políticas de formação de trabalhadores de saúde, em especial dos técnicos e auxiliares na área de enfermagem, ocupando um lugar importante na história da saúde coletiva brasileira (AU).^ipt.
Descritores:Enfermagem
Formação de Recursos Humanos
Biografia como Assunto
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232015000601785

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Id:346 - (880)
Autor:Teixeira, Carmen Fontes de Souza; Coelho, Maria Thereza Ávila Dantas; Rocha, Marcelo Nunes Dourado.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Bacharelado interdisciplinar: uma proposta inovadora na educação superior em saúde no Brasil^ipt / Interdisciplinary Bachelor's degree in Health: an innovative proposal in higher education in Health in Brazil
Fonte:Ciênc. saúde coletiva;18(6):1635-1646, 2013. .
Resumo:Este artigo descreve e analisa o contexto político-institucional e o processo de elaboração e implantação do Bacharelado Interdisciplinar em Saúde (BIS) no período 2006-2011. A metodologia utilizada incluiu revisão documental e análise dos registros pessoais dos pesquisadores envolvidos. A partir dos conceitos de "janela de oportunidade" e "organização hipercomplexa", verificou-se que foram criadas estruturas gerenciais e organizativas, elaborados documentos-mestres e desencadeadas ações para a implantação do curso, ligadas à conformação do corpo docente e do Colegiado do curso, elaboração do Projeto Pedagógico, planejamento, execução e acompanhamento do processo ensino-aprendizagem nos diversos componentes curriculares. A análise dos desafios e perspectivas do curso aponta que o maior problema enfrentado é a tensão entre o modelo de formação superior, profissional e disciplinar, existente até então e o modelo interdisciplinar proposto pelo BI, tensão que pode ser superada pela implantação do regime de ciclos, com a institucionalização do BI como primeiro ciclo da formação profissional na área de saúde (AU).^ipt.
Descritores:Formação de Recursos Humanos
Educação Superior
Educação Pré-Médica
Universidades
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232013000600015

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Id:313 - (847)
Autor:Teixeira, Luiz Antonio; Porto, Marco Antonio Teixeira; Souza, Letícia Pumar Alves de.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:A expansão do rastreio do câncer do colo do útero e a formação de citotécnicos no Brasil^ipt / The expansion of screening for cervix cancer and the training of cytotechnologists in Brazil
Fonte:Physis (Rio J.);22(2):713-731, 2012. .
Resumo:O trabalho discute a emergência da categoria profissional dos citotécnicos no Brasil e sua trajetória entre a década de 1970 e o final dos anos 1990. No início desse período, a Organização Pan-americana de Saúde passou a considerar o câncer do colo do útero como um grave problema de saúde pública, passível de ser controlado nos países em desenvolvimento. Nesse contexto, surgem as primeiras campanhas de rastreamento da doença no país. A institucionalização dessas campanhas transformou os citotécnicos em elementos indispensáveis para a viabilização do controle da doença. Com a expansão da demanda por sua atividade e o surgimento das primeiras iniciativas para sua formação, novas questões começam a surgir. Como formar, em quantidade e qualidade adequadas, esses novos profissionais? Qual a grade curricular adequada às suas tarefas e responsabilidades? Como monitorar o funcionamento dos cursos? No campo da normatização da nova atividade, outras questões se apresentam: como garantir o monopólio sobre a atividade exercida, como caracterizar sua especificidade, qual a formação exigida aos que vão exercê-la? Tais pontos passam a ser temas de embates e negociações, num típico processo de consolidação de uma nova profissão. O processo de institucionalização do programa de prevenção do câncer do colo do útero e a consequente necessidade de garantia de qualidade dos exames executados fizeram com que essas questões voltassem ao centro das atenções. Este estudo visa a contribuir para a ampliação do conhecimento sobre a formação do citotécnico, e em âmbito mais geral, ao processo de formação profissional em saúde no Brasil.(AU)^ipt.
Descritores:Programas de Rastreamento
Neoplasias do Colo do Útero
Pessoal Técnico de Saúde
Brasil
Formação de Recursos Humanos
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73312012000200017

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Id:312 - (846)
Autor:Diehl, Eliana Elisabeth; Pellegrini, Marcos Antonio.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Saúde e povos indígenas no Brasil: o desafio da formação e educação permanente de trabalhadores para atuação em contextos interculturais^ipt / Health and indigenous peoples in Brazil: the challenge of professional training and continuing education of workers in intercultural contexts
Fonte:Cad. saúde pública;30(4):867-874, 2014. .
Resumo:Este artigo visa a refletir sobre a formação e educação permanente de trabalhadores da e para a saúde indígena, diretriz da Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas que se apresenta atrasada e inconclusa na agenda oficial. Partindo das proposições intersetoriais dos Ministérios da Saúde e da Educação direcionadas à formação em saúde, destacamos o caso da atenção à saúde indígena, apontando que as iniciativas oficiais na área ainda necessitam incorporar o conceito de educação permanente, que é um potente instrumento para o favorecimento do diálogo intercultural e orientação das práticas sanitárias. (AU)^ipt.
Descritores:Saúde Indígena
Serviços de Saúde do Indígena
Atenção Primária à Saúde
Educação Continuada
Formação de Recursos Humanos
Políticas Públicas de Saúde
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X2014000400867&lng=en&nrm=iso&tlng=pt

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Id:230 - (579)
Autor:Batista, Karina Barros Calife; Gonçalves, Otília Simões Janeiro.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Formação dos profissionais de saúde para o SUS: significado e cuidado^ipt.
Fonte:Saúde Soc;20(4):884-899, 2011. .
Resumo:Formar profissionais para atuar no sistema de saúde sempre foi um desafio. Trazer o campo do real, da prática do dia a dia de profissionais, usuários e gestores mostra-se fundamental para a resolução dos problemas encontrados na assistência à saúde e para a qualificação do cuidado prestado aos sujeitos. A mudança na formação acadêmica de estudantes e professores do campo da saúde também se tem mostrado necessária. Este artigo pretende fazer uma breve recuperação histórica dos marcos das propostas de educação na saúde para profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS), em especial no Estado de São Paulo, nos últimos anos e discutir as possibilidades de inserir metodologias ativas de ensino-aprendizagem em seu contexto. Para isso, discutimos a necessidade de aproximar a formação dos profissionais de saúde das reais necessidades dos usuários e do sistema. Isso requer mudanças institucionais, profissionais e pessoais difíceis, lentas, conflituosas e complexas. O significado da formação e a qualificação do cuidado devem estar presentes nos processos educativos para os profissionais de saúde. O ideal de profissional que queremos para o nosso Sistema de Saúde pode ser atingido se reconhecermos as necessidades e o poder criativo de cada um, ouvir o que cada um tem para dizer e refletir sobre a prática profissional inicialmente cheia de valores e de significados, os quais, muitas vezes, se perdem pelo caminho. Precisamos recuperar esses valores em nossos espaços de trabalho, nos centros formadores, nas universidades. Este é o nosso desafio(AU)^ipt.
Descritores:Formação de Recursos Humanos
Educação/métodos
Saúde
Metodologia
Ensino
Aprendizagem
Educação Permanente em Saúde
 Cuidado
 Gestão do Cuidado
Meio Eletrônico:http://dx.doi.org/10.1590/S0104-12902011000400007
Localização:BR1273.1

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Id:220 - (569)
Autor:Haddad, Ana Estela; Morita, Maria Celeste; Pierantoni, Célia Regina; Brenelli, Sigisfredo Luis; Passarella, Teresa; Campos, Francisco Eduardo.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Formação de profissionais de saúde no Brasil: uma análise no período de 1991 a 2008^ipt / Formación de profesionales de salud en Brasil: un análisis en el período de 1991 a 2008
Fonte:Rev. saúde pública;44(3):[383-393], jun. 2010. .
Resumo:Estudo conduzido com o objetivo de contribuir para o planejamento e implementação de políticas de qualificação profissional no campo da saúde. Foram analisados 14 cursos de graduação da área da saúde: biomedicina, ciências biológicas, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia, psicologia, serviço social e terapia ocupacional, no período de 1991 a 2008. Dados sobre número de ingressantes, taxa de ocupação de vagas, distribuição de concluintes por habitante, gênero e renda familiar foram coletados a partir dos bancos do Ministério da Educação. Para o curso de medicina, a relação foi de 40 candidatos por vaga nas instituições públicas contra 10 nas privadas. A maioria dos ingressantes era composta por mulheres. A região Sudeste concentrou 57% dos concluintes, corroborando o desequilíbrio de distribuição regional das oportunidades de formação de profissionais de saúde e indicando a necessidade de políticas de incentivo à redução dessas desigualdades.(AU)^ipt.
Descritores:Educação Superior
História
Pessoal de Saúde
Recursos Humanos em Saúde
Formação de Recursos Humanos
Avaliação Educacional
Brasil
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-89102010000300001&lng=pt&nrm=iso
Localização:BR1273.1

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Id:211 - (560)
Autor:Bosi, Maria Lúcia Magalhães; Paim, Jairnilson Silva.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Graduação em Saúde Coletiva: limites e possibilidades como estratégia de formação profissional^ipt / Undergraduate on Public Health: limits and possibilities as a professional education strategy
Fonte:Ciênc. saúde coletiva;15(4):[2029-2038], jul. 2010. .
Resumo:O presente artigo problematiza a Saúde Coletiva como âmbito de profissionalização, sistematizando alguns fundamentos teóricos, sociais e ético-políticos de uma formação em nível de graduação. Para tanto, recupera a trajetória em que se vem dando a formulação desses cursos e, mais recentemente, sua emergência nas instituições de ensino superior brasileiras. No Brasil, tais projetos resultam do acúmulo no ensino da Saúde Coletiva em diferentes cursos de graduação na área da saúde, acrescido da tradição na pós- graduação lato e stricto sensu, tendo dentre os seus desdobramentos o reconhecimento da pertinência de fomentar novas estratégias de formação. Mais recentemente, políticas voltadas à inclusão social e à expansão do ensino superior vêm impulsionando o movimento, ao que se soma a constatação de que o Sistema Único de Saúde demanda novos atores, com capacidade de dar respostas diferenciadas e complementares àquelas possibilitadas pelas graduações tradicionais. No momento em que diversas instituições se encontram em fase de oferta dessa formação à sociedade, este artigo apresenta um conjunto de elementos derivados da reflexão nos planos epistemológico, sociológico e político-sanitário, visando a contribuir para um diálogo acerca da emergência desse projeto no contexto brasileiro.(AU)^ipt.
Descritores:Saúde Pública
Programas de Pós-Graduação em Saúde
Formação de Recursos Humanos
Pessoal de Saúde
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232010000400017&lng=pt&nrm=iso
Localização:BR1273.1

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Id:195 - (527)
Autor:Miyashiro, Sueli.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:A trajetória da escola técnica na Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo^ipt / The trajectory of the technical school in the Municipal Health Department of São Paulo
Fonte:Saúde Soc;18(supl.2):[64-66], abr.-jun.2009. .
Resumo:A presente exposição traz um breve relato histórico sobre o surgimento da Escola Técnica do Sistema Único de Saúde do município de São Paulo (ETSUS-SP). O relato abrange inicialmente a década de 1990, com a formação do Centro Formador dos Trabalhadores da Saúde, ligado diretamente à Coordenadoria de Recursos Humanos - Gabinete (CRH-G) da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo (SMS). Em sua estrutura, o núcleo formador passa, em 2003, para a denominação e concretiza a escola: a ETSUS-SP. Há abordagem de alguns aspectos do projeto político-pedagógico da escola. Faz destaque a sua estrutura organizacional, que privilegia as cinco macrorregiões do município, respeitando a organização local, porém, sem perder de vista o objetivo: problematizar o cotidiano do trabalho e formar profissionais críticos e criativos, realizando mudanças concretas no dia a dia do trabalho.(AU)^ipt.
Descritores:Ensino Fundamental e Médio
Recursos Humanos em Saúde
Formação de Recursos Humanos
Sistema Único de Saúde
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-12902009000600010



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Artigos Brasileiros de História dos Recursos Humanos,da Educação e do Trabalho em Saúde: uma bibliografia eletrônica

Esta base de dados reúne as referências bibliográficas da produção sobre a história dos recursos humanos, da educação e do trabalho em saúde publicada nos mais relevantes periódicos brasileiros. Ela referencia os artigos publicados entre 1997 e 2008 e tem por universo de coleta 37 títulos, englobando revistas das profissões de saúde, como medicina, enfermagem e psicologia, periódicos das áreas da saúde pública e saúde coletiva, assim como as principais publicações do campo da história, das ciências sócias e da educação. Foram excluídas as revistas referidas às especialidades médicas, tais como dermatologia, ginecologia, psiquiatria, entre outras.

Mais de 70% das referências remetem para o texto completo, tal como disponíveis em Scielo ou em outros sítios na internet. A cada início de um novo ano, a produção do ano anterior será adicionada á base de dados, tornado-a um índice representativo da produção e do conhecimento disponível sobre estes temas.

Carlos Henrique Assunção Paiva

Isa Cláudia Pontes Duarte

Fernando A. Pires-Alves

Base de dados  OHS-PeriRHS : Formulário avançado

   
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